top of page

Amar
Carlos Drummond de Andrade

Que pode uma criatura senão,
entre criaturas, amar?
amar e esquecer, amar e malamar,
amar, desamar, amar?
sempre, e até de olhos vidrados, amar?
Que pode, pergunto, o ser amoroso,
sozinho, em rotação universal, senão
rodar também, e amar?
amar o que o mar traz à praia,
o que ele sepulta, e o que, na brisa marinha,
é sal, ou precisão de amor, ou simples ânsia?
Amar solenemente as palmas do deserto,
o que é entrega ou adoração expectante,

 

O Amor

e amar o inóspito, o áspero,
um vaso sem flor, um chão de ferro,
e o peito inerte, e a rua vista em sonho,
e uma ave de rapina.
Este o nosso destino: amor sem conta,
distribuído pelas coisas pérfidas ou nulas,
doação ilimitada a uma completa ingratidão,
e na concha vazia do amor à procura medrosa,
paciente, de mais e mais amor.
Amar a nossa falta mesma de amor,
e na secura nossa, amar a água implícita,
e o beijo tácito, e a sede infinita.

 

(Carlos Drummond de Andrade)

 

Casamento Social Religioso

I'm a paragraph. Click here to add your own text and edit me. It’s easy. Just click “Edit Text” or double click me and you can start adding your own content and make changes to the font. I’m a great place for you to tell a story and let your users know a little more about you.

This is a great space to write long text about your company and your services. You can use this space to go into a little more detail about your company. Talk about your team and what services you provide. Tell your visitors the story of how you came up with the idea for your business and what makes you different from your competitors. Make your company stand out and show your visitors who you are.

Cerimônia de casamento com o ritual da vela 

A cerimônia da luz, também conhecida como cerimônia da união ou cerimônia das velas é um ritual que simboliza a união de duas pessoas através do matrimônio para iniciar e compartilhar um projeto de vida comum.Alguns situam a origem deste ritual nas tradições pagãs, outros dizem que se trata de uma herança das cerimônias evangélicas. Seja como for, a cerimônia da luz não tem um aspectoreligioso. No entanto, no caso de quererem celebrar na igreja, convém falar primeiro com o padre, pois nem todas as igrejas admitem este tipo de rituais.Para celebrar a cerimônia da luz são necessárias duas velas pequenas ou mais finas que representam os noivos, e uma outra mais grossa que simboliza a nova vida em comum. No ritual, os noivos acendem as suas velas primeiro e, com estas, acendem ao mesmo tempo a vela maior (símbolo da união).Não existe uma pauta escrita de como ou quando se deve realizar. Não obstante, nos casamentos religiosos costuma ser após a troca das alianças, enquanto que nas cerimônias civis se realiza tanto após o consentimento mútuo como após a troca de alianças.

 

Celebração das Areias 

 Esse gesto é conhecido como “cerimônia das areias”, um ritual ecumênico que foi incorporado por algumas religiões e que representa a união entre os noivos e seus amigos e familiares. A origem desse ritual é incerta; alguns dizem que teve início no Havaí, enquanto outros defendem que foi uma criação dos Apaches norte-americanos. A única certeza é que se trata de um ato muito bonito e cheio de significado.A cerimônia das areias é assim: um recipiente de vidro vazio é colocado no altar e garrafinhas cheias de areia colorida são entregues aos pais dos noivos, padrinhos e convidados. O celebrante dá início à cerimônia, convidando primeiro os pais dos noivos a despejarem a areia no recipiente maior, seguidos dos padrinhos e do restante dos convidados. É claro que se forem muitos convidados, nem todos poderão participar da cerimônia das areias. Nesse caso os noivos podem optar por chamar apenas os seus pais e padrinhos ou até alguns amigos mais próximos. Por fim, os noivos despejam ao mesmo tempo a sua areia no recipiente e o celebrante conclui: “Assim como não dá para separar os grãos de areia, que o amor do casal também seja inseparável”.

bottom of page